Mensagens

A mostrar mensagens de 2009

Flauta de Pan

A todos que, coicindentemente, possam por aqui passar. Com votos de Boas Festas.

Sangue, suor e muitas lágrimas

"Provavelmente mais cedo do que se imagina, vamos aterrar na realidade com estrondo, sangue, suor e muitas lágrimas. O senhor presidente relativo do Conselho anunciou com imenso orgulho que é tempo do TGV passar do papel ao terreno. Feliz consigo mesmo, anunciou pela milésima vez aos indígenas que a obra vai dar emprego e ajudar à recuperação económica. Patranhas que a própria realidade já desmente e que o futuro próximo vai atirar definitivamente para o lixo. Conhece-se o estado a que o sítio chegou. Défice descontrolado, dívida pública galopante e um endividamento externo alarmante. Para além disso, o desemprego não pára de subir e o número de pessoas com fome aumenta todos os dias. Os sinais de alarme vêm de fora e alguns, ainda muito tímidos e desgarrados, cá de dentro. Mas nem os mais recentes exemplos externos servem para Governo e Oposição arrepiarem caminho e, de uma vez para sempre, virem dizer aos indígenas que o modelo económico está errado há muitos anos e ...

passages

if

porque tudo é

Este meu espaço, dito de coisas nenhumas, virou espaço de silêncio. De silêncios. Muitos. De nadas. Pluriformes. À espera que as palavras possam, alguma vez, ser melhores que os silêncios. Os meus.

ops...

Uma certeza já tenho: não sei o que não posso compreender. Mas uma dúvida, persistente, me assalta: posso ter fé no que não posso compreender? Vou querer acreditar que sim.

Ainda Santa Maria

Imagem

De Santa Maria

Imagem

A eles!

Uma vez por outra, ainda que seja cada vez mais raro, deparamo-nos, inusitadamente, com Seres que valem a pena. Porque o São plenamente, de bem com os seus quids e com as suas suficiências e obvias mestrias. Que, tão tangíveis quantos os outros, deixam no ar a simpatia da inteligência que os move e a candura de quem os ouve. Felizmente, nas últimas semanas conheci duas pessoas assim, apesar de tão diferentes entre si: em Lisboa, Filipe Velosa , "dehoniano" e desconstrutivista vivencial; em Santa Maria, Açores, Mário Moura - "sr. professor!" -, enciclopédia viva, escritor e blogger. Um e outro, com quem se enleva a inteligência e a razão, acrescentaram um quê qualquer na forma como subjectivo o que subjectivo. A eles, portanto e até pela raridade, obrigado.

out

Imagem
Praia Formosa - Rogério Freitas Sousa

Um regalo

Agarrado a desconstruções, sobressai, na aproximação imaginária ao aeroporto de Ponta Delgada, Açores, um choque: a estética da paisagem e a comunhão desta com a cidade. É um choque e tanto, em especial para quem vem de cidade que urbanisticamente mais parece Beirute, ainda que seja a "nossa".

Compreender.

Toda a capacidade de compreensão tem por pressuposto incidível a abstracção ou a concreta explicitação. Sem estas, coisas há que que podem existir mas que são natural e necessariamente incompreensíveis. E quando assim é resta de duas uma: ou as aceitamos como são, não as compreendendo nem podendo compreender, como dogma de fé; ou racionalmente as rejeitamos.

As minhas...

Imagem
in DN, ed. de 22.8.2009.

No one

One & One Edyta Górniak

no expression

Imagem
Henry Kisor The Reluctant Blogger

no rush, but...

Edyta Górniak Once in a Lifetime * When You come Back to Me
Imagem
The reluctant blogger

http://juntospelopovo.com

Sem equívocos: far-se-á a coordenação do site http://juntospelopovo.com/ , a voz e imagem na internet de Juntos Pelo Povo, o Movimento de Cidadãos Eleitores do município de Santa Cruz que é candidato à respectiva Assembleia Municipal e Câmara Municipal e às Assembleias de Freguesias das freguesia do Caniço, Camacha, Gaula, Santa Cruz e Santo da Serra. O compromisso- o meu - é precisamente o mesmo que aqui se tem reiterado e renovado a cada post.
Choose love Rita Redshoes

!...

Ainda num trecho de qualquer coisa escrita por mim: "E, agora, posso te entregar o Sol e a Lua, o mar e a terra? Para intuitivamente os acolheres e mos emprestares quando, na tua candura, deles precisar? Posso mesmo?"

...!

A meio de uma minha escrita qualquer: "Estranho não perceberes isso. Que na vastidão do silêncio, mas vastidão é demais e tudo o que é demais já não é. É como a dor: quando demasiada é já só um mísero e fútil torpor."

minimal sounds

Minimal sounds Rita Redshoes

Paz

Maria Paula Raposo em " Nevou este Verão " [p. 27, apenas, Março 2009]: "PAZ Breve será o desenho Como breve será A noite, Tão breve quanto Te acalento, Tão breve como O pensamento, Assim breve será a paz."

As eleições.

O sr. Presidente da Républica marcou as eleições legislativas para o próximo dia 27.9.2009. Num país "de tanga" como é este, votado à politiquice rasteira, a vistas míopes e a empurrar invariavelmente com a barriga não é nada de estranhar, como já se havia dito [cfr. Nada de Estranhar, in Antes pelo Contrário , 2009, p. 57].

Festa do Livro, as fotos.

fotos: Miguel Nunes

... :) ...

Tinha algures, no computador, escrito "Desisto!" Apaguei-o, agora mesmo. Para que, não parecendo nem se notando, desista mesmo. De tudo e de nada. E se faça Luz, onde só a escuridão tem imperado. ¨¨ PS - Tenho votado ao abandono estes esparsos sítios, sem que perceba ou queria perceber que estes são figurantes, mas não meros figurantes. Por aqui andarei. Para que me possa fazer companhia. Pelo menos.

Na Festa do Livro.

Imagem
" Antes pelo Contrário " integra o programa da Festa do Livro - 35º Feira do Livro do Funchal. A apresentação terá lugar no próximo Sábado, dia 30, pelas 18.00 horas, no Pavilhão dos Autores. Deixo, naturalmente, aqui o convite. ___ Os meus livros " Enleias-me? " e " Antes pelo Contrário " podem ser encontrados nos stands da Fnac. ___ Veja a imagem da apresentação, online no site oficial da Festa do Livro.
Ponto final. Afinal, o amor e o ódio são irmãos gémeos!

ardente

Imagem
fogueira Claudia Perroti

A árvore e os calhaus

"Antes pelo Contrário" "O advogado madeirense Rogério Freitas Sousa lançou recentemente um livro de crónicas com o sugestivo título “Antes pelo Contrário”. Uma obra que surge no enfiamento do primeiro livro de poesia “Enleias-me?”, dedicado à mãe do autor. Em “Antes pelo Contrário” Rogério Freitas Sousa afirma a sua cidadania, em palavras e em actos. Discute, reflecte, anuncia, comenta, temas de enfoque nacional e regional, onde a postura de responsabilidade e de honestidade se assume em primeira linha. Num dos “capítulos” mais interessantes, o autor alude para o fenómeno da blogosfera e do irresponsável comentarismo anónimo. Fá-lo como cidadão e como personagem que foi alvo desse tipo de comportamento execrável, e que tem servido gente covarde e animalesca. Infelizmente, é um fenómeno que cresce, que é incentivado pelos demais, e que raramente aparece legalmente responsabilizado. Na sabedoria popular, o povo criou o adágio: “só se atiram pedras às á...

A reportagem fotográfica.

As fotos do lançamento promocional de Antes pelo Contrário, a 26 de Março, na fnac Madeira.

Culturalmente

Veja o vídeo do programa Culturalmente de ontem, da responsabilidade da jornalista Alexandra Costa, da RTP Madeira e que incidiu sobre Os meus livros , Enleias-me? e Antes pelo Contrário .

Fnac lança hoje obra 'Antes Pelo Contrário', de Rogério Freitas Sousa

Imagem
"É hoje lançado, pelas 21 horas, na Fnac-Madeira, o segundo livro de Rogério Freitas Sousa. 'Antes Pelo Contrário' é o título da nova obra do advogado, agora, na categoria de ensaio. À semelhança de 'Enleias-me', o primeiro livro do autor, dedicado à poesia, o lançamento em papel surge após a publicação 'on-line', através dos blogues que assina, 'O Meu Enleio' e 'Directriz'. 'Antes Pelo Contrário' é assim uma colectânea de textos escritos entre 2005 e 2008 que reflectem, numa primeira parte, a crítica social, política e cultural, e na segunda, um carácter mais "intimista". Segundo o autor, a mudança deu-se nos textos escritos a partir de 2007 na sequência do seu próprio "desinteresse" por essas áreas. O livro é publicado pela Editora Papiro e será apresentado pelo arqueólogo Élvio Sousa e pelo historiador Nelson Veríssimo." in DN , Sílvia Ornelas.

Antes pelo Contrário - Convite

Imagem

lançamento de Antes pelo Contrário

Lançamento a 26 de Março, 21.00 horas. fnac Madeira 'Antes pelo Contrário' é um livro que reúne um conjunto de textos seleccionados de entre os publicados no 'directriz' [ directriz.blogspot.com ] nos anos de 2005 a 2008. Foram escritos sempre ao sabor das concretas circunstâncias do quotidiano mas a ele sobrevivem, considera o autor, Rogério Freitas Sousa. "É este meu juízo sobre a expansividade de cada um dos textos que justifica a publicação do 'Antes pelo contrário' ". O autor é advogado, já foi docente e jornalista, entre outras actividades. É natural de São Roque do Faial, Madeira. Caminha no mundo dos blogs, com 'directriz' , 'o meu enleio' e 'secos pigmentos', contando com a publicação de um primeiro livro “Enleias-me?”, de 2008, já apresentado na Fnac Madeira." in Agenda Cultural Fnac.
Imagem
antes pelo contrário ensaio papiro editora 2009 preço:  11,25 €. .. .. . contacto do autor: rfs.mybooks@gmail.com A reportagem fotográfica do lançamento de Antes pelo Contrário, da autoria de Miguel Nunes. Lançamento promocional: a 26 de Março de 2009, 21..oo horas, na fnac Madeira [Madeira Shopping], com a apresentação a cargo do Prof. Doutor Nelson Veríssimo [historiador] e do Mestre Élvio Sousa [arqueólogo]. Consulte o convite . Antes pelo Contrário na Festa do Livro - 35º Feira do Livro do Funchal . As fotos da Festa do Livro , no qual foi apresentado o livro. .. .. antes pelo contrário nos media/critica .. Artigo de opinião de Élvio Sousa , Diário Cidade, ed. de 4.1.2010, p. 4. Culturalmente da RTP-madeira, de 31.3.2008, da autoria da jornalista Alexandra Costa. Artigo de opinião de Élvio Sousa , publicado no Diário Cidade, ed. de 20.4.2009. Artigo da jornalista Sílvia Ornelas , na ed. de 26 de Março de 2009 do DN , dando conta do lançamento. Também a...

Planeamento urbanístico.

O vídeo de Debate Político da RTP Madeira de ontem, aqui .

Antes pelo Contrário

Imagem
Este é o segundo livro do autor, desta vez na categoria de ensaio. Quatro meses depois de ter lançado o primeiro livro, Rogério Freitas Sousa apresenta uma outra publicação, no dia 26 deste mês. 'Antes pelo Contrário' é o título da nova obra do advogado, escritor e poeta, mas desta vez os textos não seguem a linha da poesia. Tal como 'Enleias-me', o lançamento do livro surge após a publicação online, através dos blogs que o autor assina, 'O Meu Enleio' e 'Directriz', numa selecção que obedeceu a um critério de "expansividade dos textos". 'Antes pelo Contrário' é assim uma colectânea de textos, escritos entre 2005 e 2008, que reflectem, numa primeira parte, a crítica social, política e cultural, e na segunda, um carácter mais "intimista". A mudança deu-se nos textos escritos a partir de 2007 e decorre, segundo Rogério Freitas Sousa, do seu próprio "desinteresse", a partir dessa altura, por essas áreas. "Reflecte ...

Por agora.

Imagem
RobiNZ Virar a página. Um virar de página. Não sei se ontem, amanhã ou agora. Ou mais cedo ou mais tarde. Como desfigurando, pelo tacto, um folhetim que dos outros não é e que meu jamais, por agora, será.

Ah!

Claudia Perotti , em comentário de hoje, aqui no directriz : " PS.: Ah! li o livro todo e estou encantada com tanto sentir. Com o que seus dedinhos, mente e alma produziram e as fotos, nossa! são realmente fantásticas ."

Ali

Agora, também, no minimal Twitter , aqui: http://twitter.com/_rfs_

on or in

Imagem
David M lejapon.fr

De STi

Imagem
foto ATX Veja aqui a reportagem fotográfica do passeio promovido, no passado domingo, pela Delegação da Madeira do Clube ScoobyPT .

Domingo, de Impreza WRX STi

Imagem
Imagem
infinito meu Rogério Freitas Sousa [80mm F/9 4.3 1/320s 200]

Marota Menina

Agradeço a simpatia da divulgação da Menina Marota , a propósito da apresentação do meu Enleias-me? , a ter lugar na Cidade Invicta, amanhã, na fnac de Santa Catarina, sita às antigas galerias Paladium.

Ainda o Porto.

"O livro "Enleias-me?"do autor madeirense Rogério Freitas Sousa, vai ser apresentado no próximo sábado, pelas 17h00, na Fnac do Via Catarina, no Porto. Recorde-se que, esta obra, já lançada no Funchal (Fnac Madeira) e em Lisboa, apresenta 69 poemas ilustrados com fotografias do autor, destacando-se as imagens da madeirense Marina Rodrigues (ainda detentora do título Miss Portugal e que podemos ver na novela da TVI, “Flor do Mar”, no papel de Suzy." i n JM , ed. de 29.1.2009.

Apresentação no Porto.

Imagem
O "Enleias-me?" será promocionalmente apresentado na cidade do Porto, no próximo Sábado, dia 31, pelas 17.00 horas, na fnac do Via Catarina. Deixo, e reitero, o convite. Consulte aqui mais informação. E também a Agenda Cultural da fnac.

Na finitude da infinitude.

Imagem
Eliane Cândido EyeFetch Photography

fnac: agenda cultural

"Enleias-me?, um livro onde a poesia e a imagem se deixam fluir no prazer da leitura. Cada poema é envolvido por uma fotografia tirada pelo próprio autor do livro. Fotografias essas que representam pequenos detalhes da Natureza ou o brilhantismo de Marina Rodrigues, ex-Miss Portugal" - in Agenda Cultural Fnac . E também na Bertrand online .

Enleias-me?

Imagem
Soube, ontem, que o primeiro meu livro de poesia e fotografia chegou finalmente às prateleiras da Bertrand, no Dolce Vita , Funchal, onde está exposto, qual novidade, na secção de poesia. Ainda que vá lá passar para confirmar, mais vale tarde do que nunca.

Branco

Imagem
Multiply Claudia Perroti Em branco. Em tons de branco. Predominantemente branco. Porque sem branco nenhuma cor existe.

1.1.2009

No passado dia 1 de Janeiro - 1º dia do ano - pontuei com ponto final mais um prefácio. Será, espero, um ponto final para mais um início.

RFS

O blog da RFS foi objecto de reformulação. Confira, aqui.

social

Imagem
Foto publicada na Saber de Janeiro. Da esquerda para a direita: Élvio Sousa [arqueólogo], Rogério Freitas Sousa [autor], Marina Rodrigues [capa do livro, modelo e actriz], José Carlos Pereira e Gustavo Vargas [actores] e Gilberto Caires.