Advogado lança livro de poesia


‘Enleias-me?’ é a primeira publicação de Rogério Freitas Sousa

É advogado, mas a sua primeira publicação não foi na área do Direito. Rogério Freitas Sousa estreia-se no mercado da escrita com um livro de poesia, embora a alma de poeta venha já da juventude.

‘Enleias-me?’ dá o nome a este seu primeiro trabalho, que alia a poesia à fotografia, numa espécie de simbiose entre a escrita e a imagem, as palavras e os momentos captados pela objectiva. Mais poeta do que fotógrafo, o autor acredita que esta foi uma experiência bem sucedida, que tenciona repetir, talvez no próximo ano, e para a qual contribuiu a Miss Portugal Marina Rodrigues. Foi ela que emprestou a sua imagem e sensualidade feminina para que o leitor possa ir mais além do que é dito por palavras. Bastaram três sessões de fotografia, entre a Agosto e Setembro, para atingir o objectivo pretendido, diz Rogério Freitas Sousa. O lançamento do livro, editado pela Papiro, está marcado para o dia 13 de Novembro, na FNAC de Alfragide. Uma escolha assente numa ideia de que é preciso “abrir horizontes em vez de os encurtar”, sublinha o autor. Trata-se de uma edição nacional e a opção pela “capital” está também associada a esse facto. Não está, porém, excluída uma iniciativa de apresentação do livro na Madeira, o que terá de ser pensado em conjunto com a editora.

‘Enleias-me?’ é dedicado à mãe do autor e será apresentado pelo arqueólogo e amigo Élvio Sousa. Os poemas são organizados desde os mais recentes aos mais antigos. Existem por isso textos deste ano, do ano passado e do anterior, assim como outros escritos entre 1987 e 1989. Estes últimos entre os 17 e os 19 anos. Há assim uma evolução na escrita e até mesmo na abordagem aos temas.

“Diria que é uma escrita mais concisa, mais sintética, mais expressiva, mais cáustica e menos expansiva”. No fundo, houve amadurecimento do escritor e da escrita.

O livro apresenta-se de “forma simétrica”, afirma Rogério Sousa Freitas. À esquerda estão os textos, à direita as fotografias. 69 textos e 69 fotografias. Um número que não resultou do acaso, embora não tenha também sido escolhido pela sua conotação erótica. É que além de ser um “número perfeito”, por ser “absolutamente simétrico”, é também o ano de nascimento do autor.

‘Enleias-me?’ estende-se por 160 páginas, mas para os mais curiosos fica o aperitivo daquilo que poderão encontrar no livro, num dos três blogs do autor: ‘http://omeuenleio.blogspot.com’. O seu próximo trabalho poderá ser uma súmula dos trabalhos publicados no ciberespaço. Nesta primeira edição serão comercializados 500 exemplares, cujos preços deverão situar-se perto dos 15 euros.

Rogério Freitas Sousa nasceu em 1969, em São Roque do Faial, Santana, e licenciou-se em Direito pela Faculdade de Lisboa. Como advogado são-lhe conhecidos os imensos processos contra a Câmara Municipal do Funchal. Como autor de poesia começa, agora, a dar-se a conhecer.” - Sílvia Ornelas, Diário de Notícias - Madeira.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Consequência inconsequente.

anular-se

raiar

ame.

aceite-se.