paranóia com loucos?

Imagem do Conversamos?...

Arrumando conceitos e as ideias sobre os mesmos, convém distinguir esquizófrenia e paranóia. Com a ajuda da Wikipédia e em português do Brasil. Confiramos:

- esquizófrenia: "...é uma doença mental grave que se carateriza classicamente por uma colecção de sintomas, entre os quais avultam alterações do pensamento, alucinações (sobretudo auditivas), delírios e embotamento emocional com perda de contacto com a realidade, podendo causar um disfuncionamento social crónico."
"A esquizofrenia é uma doença funcional do cérebro que se caracteriza essencialmente por uma fragmentação da estrutura básica dos processos de pensamento, acompanhada pela dificuldade em estabelecer a distinção entre experiências internas e externas. Embora primariamente uma doença que afeta os processos cognitivos, os seus efeitos repercutem-se também no comportamento e nas emoções."
Os sintomas são variáveis, como por exemplo "os delírios — ideias delirantes, pensamentos irreais, “ideias individuais do doente que não são partilhadas por um grande grupo” (...); as alucinações, percepções irreais – ouvir, ver, saborear, cheirar ou sentir algo irreal, sendo mais frequente as alucinações auditivo-visuais; pensamento e discurso desorganizado, elaborar frases sem qualquer sentido ou inventar palavras; alterações do comportamento, ansiedade, impulsos, agressividade.

- paranóia: "psicose que se caracteriza pelo desenvolvimento de um delírio crônico (de grandeza, de perseguição, de zelo etc.), lúcido e sistemático, dotado de uma lógica interna própria, não estando associado a alucinações.
A paranóia não acarreta o deterioramento das funções psíquicas externas à atividade delirante. Estas duas últimas características a distinguem da esquizofrenia paranóide." "A paranóia crónica pode resultar de lesões cerebrais, abuso de anfetaminas ou de álcool, esquizofrenia ou doença maníaco-depressiva. Pode também manifestar-se em pessoas com distúrbio paranóide de personalidade - pessoas desconfiadas e sensitivas que parecem emocionalmente frias e se melindram facilmente."

Comentários

Su disse…
...sem alucinações............eu..

"os delírios — ideias delirantes, pensamentos irreais"...sintomas de muitos

o delirio cronico de grandeza...deste lado do mar aumenta substancialmente.........

jocas maradas........sempre
rogério sousa disse…
su: nas entrelinhas, está lá uma boa parte.
o mar também exponencia causas e sintomas.

Mensagens populares deste blogue

Consequência inconsequente.

anular-se

raiar

ame.

aceite-se.