Revisão do PDM

“Dez anos depois da elaboração do primeiro Plano Director Municipal (PDM), a Câmara Municipal do Funchal está já a trabalhar na revisão deste importante instrumento para o planeamento e ordenamento do território. Um tema que esteve ontem em análise, na Escola Secundária Jaime Moniz, numa conferência proferida pelo engenheiro Jorge Freitas, técnico desta autarquia. Segundo o mesmo, os planos directores não podem ser muito rígidos, sendo que a própria lei prevê a sua suspensão ou correcção sempre que as circunstâncias o determinem. Jorge Freitas considera que o actual PDM tem sido, do ponto de vista técnico, um bom instrumento de planeamento e gestão do solo, “teve uma relação com o território muito apropriada”, considerou o técnico. A complexidade que envolve a revisão de um documento deste tipo está a obrigar a estudos técnicos rigorosos por parte da autarquia, nomeadamente no que toca às perspectivas de desenvolvimento de cada zona. “Uma análise a fundo”, referiu Jorge Freitas que permitirá que o novo PDM tenha a qualidade da anterior versão e que responda às novas realidades do concelho.”

Extracto de notícia (?) do JM. À parte da incorrecções, é delirante ver um engenheiro a tecer considerações claramente técnico-jurídicas. Essa da “relação apropriada” com o território e da qualidade do actual PDM revela quão sábio o é.

Comentários

Anónimo disse…
Ouvia radio... eis senão quando reconheço a voz e claro juntei os pontinhos todos falando de acções populares ... muito bem gostei de ouvir ...

Cumprimentos

Vanessa Caires
Anónimo disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
rogério sousa disse…
Muito bem também. Obrigado.
rogério sousa disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
rogério sousa disse…
Sr. Arquitecto:

1. - Porque sim. Porque, regra geral, "delira" sobre assuntos alheios.
2. - Porque só se deve presumir competência técnica sobre certa e determinada área do saber (no caso, o direito, engenharia, a arquitectura)àqueles que presuntivamente da mesma têm formação profissional;
3.- E a completarieddade das ciências sociais não autoriza, de resto, à paradoxal situação de, em matérias urbanísticas, constatarmos que, regra geral, temos engenheiros e arquitectos que nos pareceres respectivos limitam-se a expender sobre o direito e não sobre engenharia ou arquitectura (vd. post "A Coutada").
4.- Só isto, numa perspectiva quiça discutível, se quis dar nota. E acredite que o mesmo se diria se se visse um advogado ou jurista a discursar tecnicamente sobre arquitectura e engenharia.
rogério sousa disse…
No item 3, deve ler "complementariedade".
Anónimo disse…
Apenas gostava de relembrar o Decreto Lei n.º 292/95 de 14 de Novembro,

Artigo 2.° Planos de urbanização e de pormenor

1-Os planos de urbanização e de pormenor são obrigatoriamente elaborados por equipas técnicas multidisciplinares.

2-As equipas multidisciplinares incluem pelo menos um arquitecto, um engenheiro civil ou engenheiro técnico civil, um arquitecto paisagista, um técnico urbanista e um licenciado em Direito, qualquer deles com experiência profissional efectiva de, pelo menos, três anos..


Por outro lado,para alem da minha especialidade, possuo uma pós -graduação em "urbanismo e gestão do território" tambem no IST, onde a cadeira de Direito foi leccionada pelo Mestre João Miranda (filho do Jorge Miranda)em que na sua tese de mestrado "A dinamica Juridica do Planeamento Territorial - alteração, revisão e suspensão de planos),fica claro que a dinamica juridica do actual sistema de gestão territorial está intimamente ligada à dinamica fisica do proprio sistema, é uma consequencia da mesma..por outro lado aconselho a leitura das Normas Urbanisticas, volume IV, Elementos de Teoria Critica, ou ainda o livro de "Politica dos Solos", Prof Eng Paulo Correia (IST) ou ainda as varias publicações do actual Ministro do Ambiente e Ordenamento, Prof. Eng Nunes Correia, tambem do IST e ainda toda as Publicações e Livros do prof Eng. Manuel Costa Lobo, um dos mais conhecidos urbanistas do Portugal Contemporaneo etc etc...Aliás delirante é tentar dissociar ou separar a questão juridica do Planeamento ou do urbanismo, do lado fisico ou estrategico do mesmo...Por exemplo a propria separação do Planeamento em duas áreas distintas, o planeamento fisico e o planeamento estratégico, com instrumentos de gestão territorial claramente diferentes, é uma concepção puramente técnica, que depois e obviamente foi remetida à estruturação legal, para que assim entrasse em vigor.Ou seja a criação deste sistema é na sua essencia uma concepçao dos urbanistas (Engenheiros, Arquitectos, geografos e juristas da área)

atenciosamente,

Jorge Freitas
Anónimo disse…
caro sr. advogado e caro sr. arquitecto:
O urbanismo é uma área multidisciplinar, o que quer dizer que o jurista municipal contribui com o direito, o arquitecto municipal com a arquitectura e o engenheiro municipal com a engenharia em relação ao mesmo objecto global, mas não quer dizer que um sabe da área do outro, como é lógico e prudente.
Anónimo disse…
Continuando: não é correcto dizer (v. JM) que a própria lei prevê a sua (do PDM)suspensão ou correcção sempre que as circunstâncias o determinem.
rogério sousa disse…
Seja muito bem vindo, Excelência! (é assim que, protocolarmente, nos devemos dirigir a um titular de um órgão de soberania...). É um prazer contar com V. Exa. no diminuto universo dos leitores do DIRECTRIZ.
rogério sousa disse…
Caro Sr. Arquitecto:

1- As considerações tecidas afiguram-se técnico-jurídicas - porque implicam necessariamente interpretação jurídica - e para o Sr.Arquitecto não o serão;
2- A muldisciplariedade do urbanismo e ordenamento do território deve permitir a intervenção técnica de todos e cada um dos técnicos unicamente nas áreas das respectivas formações, como em anterior comentário já aqui, crua e incisivamente, o Sr. Juiz de Direito e Presidente do Tribunal Administrativo e Fiscal do Funchal precisou;
3- Significa que, como não pode deixar de ser, os técnicos de engenharia e arquitectura só podem e devem se assessorar de técnicos de direito e estes daqueles, ao invés da prática quotodiana;
4- O direito é uma ciência e enquanto tal que não se compadece com voluntarismos ou com singelos "conhecimentos" que alude, tanto mais que mesmo para quem tem a obrigação de sobre o mesmo se debruçar nem sempre "dois mais dois são quatro".
Em suma, é porventura por isto que se desacorda.

Mensagens populares deste blogue

Consequência inconsequente.

anular-se

raiar

ame.

aceite-se.